Existem situações que não podemos prever e que impedem a organização do rendimento, o que pode ter efeitos negativos no bem-estar familiar. É aqui que o seguro surge como a principal solução.
Todos os dias estamos expostos a inúmeros imprevistos; doenças, acidentes, desastres naturais, danos causados por terceiros, entre outros. A ocorrência desses eventos coloca em risco o seu patrimônio e, em alguns casos, sua vida. É aqui que o seguro passa a ter um papel importante, pois permite anular o efeito destes imprevistos ou reduzir o seu impacto.
O seguro funciona como um contrato no qual a seguradora, em troca de um benefício econômico denominado “prêmio” ou pagamento, cuida de todos os danos e afetações causados tanto aos bens materiais como às pessoas.
Quando se realiza um contrato de seguro, obtém-se proteção econômica contra os possíveis danos que possam sofrer tais bens ou pessoas.
A assinatura do seguro não deve ser considerada uma mera despesa. É mais correto pensar que estamos comprando tranquilidade e que aquilo que paga está de acordo com o risco do contratante.
Pontos importantes para contratar seguro:
- Segurança
O seguro oferece proteção e suporte em caso de perda em um evento inesperado. É melhor ter e não precisar, do que precisar e não ter.
O seguro oferece segurança e proteção quando há perda de receita por morte, velhice, acidentes pessoais e / ou doença. Também contra perdas em incêndios, por danos, destruição ou desaparecimento de propriedades, bens, máquinas, etc.
● Redução de riscos e perdas
Tanto a nível de negócio ou pessoal, ter seguro aumenta a probabilidade de lidar com desastres naturais como inundações, furacões e incêndios. O fechamento de uma empresa pode depender de você ter ou não seguro.
A vida pode nos trazer surpresas e incertezas que limitam nossa renda ou até certo ponto perdê-la.
Com o pagamento e o apoio de um seguro podemos ter certeza de que teremos certa receita, já que a seguradora pagaria um valor fixo por um sinistro acordado em sua apólice.
- Tranquilidade
O seguro elimina ou reduz significativamente o estresse, medo, ansiedade, frustração ou fraqueza mental associada à incerteza sobre o futuro
É importante saber que não ter segurança financeira para o futuro nos causa tensão, distração e preocupação, que se manifestam em um menor desempenho no trabalho e na vida pessoal.
Nossa saúde também pode ser afetada se não estivermos prevendo essas situações. Da mesma forma, devemos aprender a investir dinheiro e praticar o hábito de economizar.
- Promove a poupança
O segurado é obrigado a pagar regularmente o valor do seguro, o que pode favorecer o hábito da poupança. Claro que existem outras formas de economizar: evitar fazer refeições fora de casa, tomar café apenas em casa, baixar potência da luz ou contratar tarifas de energia mais baixas, usar menos o automóvel…
O seguro de vida promove poupanças regulares e sistemáticas, que após um determinado período podem ser úteis e necessárias ao segurado, dependendo do seguro de vida contratado.
- Seguro médico
É a possibilidade de beneficiar de uma consulta médica privada com custos mais baixos ou até de forma gratuita. É um suporte para enfrentar doenças complicadas ou acidentes onerosos.
- Seguro de vida
É uma ajuda financeira para a família quando morre o principal responsável da casa, até a conseguirem uma adaptação à realidade em questão.
- Seguro automóvel
É o apoio em caso de acidentes com o veículo, e evita ter que usar economias para repará-lo, ou pagar os danos do outro veículo envolvido num acidente, por exemplo.
Essas são formas que você pode optar para economizar nos seguros e ter mais dinheiro no seu bolso. Consulte outras formas de conseguir ganhar algum dinheiro? Saiba mais em renda extra.