O preço do combustível no Brasil subiu de maneira exorbitante, de modo que até mesmo greves foram feitas para combater as altas tarifas, por isso é comum que motoristas busquem maneiras de aprender a como economizar gasolina.
Seguro: Conheça o seguro automóveis da Genova Corretora de Seguros
Tendo em vista isso, nós reunimos uma série de dicas para que os motoristas saibam estratégias práticas para evitar o consumo excessivo de combustível e que seus gastos sejam altos.
Vamos as dicas:
Respeite a troca de marchas
Este costuma ser o erro de muitos condutores iniciantes, que por nervosismo ou falta de prática, não fazem a troca na rotação correta, impedindo assim que o giro do motor seja compatível com a marcha selecionada.
Mantenha a manutenção em dia
É imprescindível que o seu veículo passe por uma manutenção rotineira, não só é uma forma de evitar que o carro consuma mais gasolina, mas também para evitar outros problemas.
A checagem regular engloba mudanças como trocar os filtros de ar, de óleo, de combustível e fazer a substituição das velas, ações que aumentam a vida útil do seu carro e o impedem de beber muito combustível.
Uso do ar-condicionado
Esta pode ser um pouco complicada, pois nem todo mundo está disposto a andar com os vidros abertos por aí, especialmente com a violência nas grandes cidades, e o ar condicionado traz um conforto maior para o motorista.
Entretanto, por ser um mecanismo que funciona diretamente por causa do motor, acaba ajudando no consumo excessivo de gasolina.
É importante que você utilize este aparato apenas em situações que sejam realmente necessárias.
Não acelere com o carro desengatado
Um hábito prejudicial pro veículo que costuma ser repetido pelos motoristas mais velhos, é o de aquecer o carro antes de rodar, entretanto os carros modernos já não necessitam disso.
Um veículo moderno é perfeitamente capaz de andar com o motor frio, sem que haja qualquer dano, além do mais, o hábito de esquentar o motor é prejudicial para carros com sistema de injeção eletrônica.
Evite levar muito peso no carro
Uma dica para quem tem o costume de viajar é o de não andar com o carro carregando peso excessivo, pois exigirá mais força do automóvel e consequentemente irá consumir mais gasolina.
Se for possível evitar dirigir levando cargas muito pesadas, você irá economizar uma boa quantia em combustível.
Verifique a pressão dos pneus
Checar que os pneus do seu automóvel estão saudáveis e em boas condições, previne uma série de problemas, sendo um deles o gasto excessivo de combustível.
A verificação precisa ser regular e os pneus não podem estar murchos, pois irão gerar mais atrito com o asfalto e prejudicar o desempenho do carro.
Mantenha o alinhamento e o balanceamento em dia
Como já dito acima, pneus que geram muito atrito com a via são prejudiciais ao carro, por isso manter em dia o alinhamento e o balanceamento são essenciais.
O alinhamento, por exemplo, vai prevenir o desgaste rápido das rodas, já quanto ao balanceamento em dia, evitará trepidações ao rodar.
Não acelere com o carro parado no farol
O sinal fechou? Evitar acelerar com o carro parado, pois tudo o que você vai conseguir é secar o tanque do seu carro mais rápido do que deveria.
Ser um motorista atento faz a diferença em horas assim, ao perceber que o sinal vai ficar vermelho, desacelere, não é necessário pressa ou muita velocidade para dirigir dentro da cidade.
Evite acelerar e frear bruscamente
Outro hábito que costuma ser mais comum entre motoristas mais inexperientes, mas que também é praticado por alguns mais velhos, é dirigir de forma um pouco mais agressiva do que é necessário.
Além de pôr sua vida ou a vida dos outros em risco, você está contribuindo para o desgaste prematuro do seu carro e consumindo mais gasolina do que deveria.
Seja responsável, dirija com cuidado e troque as marchas de forma suave, é uma boa dica de economia e segurança.
Mantenha uma velocidade constante
Uma das desvantagens em dirigir em grandes cidades, onde o trânsito é intenso, é ter que estar constantemente parando, especialmente pelo excesso de semáforos para manter o trânsito seguro.
O motor irá trabalhar mais do que o comum com as constantes aceleradas e freadas, contribuindo para esvaziar o seu tanque mais rapidamente.
Deixar o carro no ponto morto em descidas
Deixar o carro em ponto morto nas descidas não é uma prática segura! Em caso de haver falhas no sistema de freios com o carro desengatado e sem a ajuda do freio-motor, pode resultar em um acidente fatal.
Seguro: Conheça o seguro automóveis da Genova Corretora de Seguros
Preferencialmente engate a marcha mais alta e não acelere, assim você irá economizar bastante.