Nos dias atuais é quase indispensável contratar algum seguro, com enfoque especial como seguros de vida, acidente e apólices para veículos. Muita gente não entende a diferença entre dois modelos em especial: O seguro completo e o seguro roubo e furto, veremos adiante as especificidades desses modelos.
Seguro: Conheça o seguro automóveis da Genova Corretora de Seguros
Há uma necessidade, especialmente para os que vivem em cidades grandes, de se prevenir contra assaltos ou furtos dos seus veículos, visto que é uma situação quase comum hoje em dia.
O seguro completo
O seguro completo, também conhecido como seguro compreensivo, surgiu como um subconjunto do seguro auto, ou seja, se você optar pela opção compreensiva, o seu veículo está resguardado por várias proteções em apenas um único documento. Isso gera uma simplificação no processo de contratação, tanto para o lado de quem busca o seguro, quanto para a seguradora. As proteções que esse modelo costuma abranger são as mais recorrentes, confira:
- Colisão
- Furto
- Roubo
- Incêndio
- Danos da natureza
Vamos a um exemplo bem prático: Digamos que você estacionou seu veículo na rua em um bairro de risco, e seus pneus foram furtados, se você contar com o seguro completo, este modelo irá te reembolsar pela perda. Há uma desvantagem nessa modalidade que é a questão do preço, os compreensivos costumam ter valores bem mais salgados do que os não-compreensivos.
O seguro roubo e furto
Agora vamos falar de uma categoria mais básica de proteção: O seguro roubo e furto, que, diferente do completo, é um modelo simplificado. Funciona da seguinte maneira: Se você tiver o seu carro roubado ou furtado e se, apenas se ele não for achado, o seguro é acionado e você é indenizado.
Agora se o veículo for encontrado, ele passará por uma avaliação, a seguradora só irá cobrir os prejuízos se os danos no carro forem superiores a 75% do valor do veículo. Entretanto, se durante a avaliação for definido que o valor não ultrapassa os 75%, a seguradora não irá cobrir os danos e o dono ficará responsável pelo prejuízo.
Este modelo é bem mais barato que o preço de um seguro completo, visto que é uma categoria básica e que não abrange tantas situações quanto o completo. A grande desvantagem se dá exatamente por isso: Caso haja perda total ou colisão com terceiros, o proprietário do veículo não será amparado pelo seguro.
Uma outra desvantagem é que além da cobertura para roubo e furto, há também o serviço de guincho, que é bem mais limitado, cobre apenas entre 100 e 200 km .
Afinal, qual dos dois é o melhor?
Antes de fazer a escolha de qual dos dois modelos é o melhor para você, é preciso pesar as vantagens, benefícios, desvantagens e quais os valores que cabem no seu bolso. Para quem não pode pagar muito, o seguro compreensivo talvez seja muito pesado, pois pela maior abrangência nas coberturas, costuma ser bem mais caro.
Seguro: Conheça o seguro automóveis da Genova Corretora de Seguros
Já o roubo e furto embora seja mais barato, não ofereça uma cobertura ampla, o que pode não ser vantajoso, além de que talvez você precise assinar outros seguros para ter uma amplitude maior de proteção. Então é preciso fazer uma análise de tudo isso antes de decidir e escolher o que é mais adequado para você.